Eu sou suspeito para falar de programação, já que comecei quando era muito novo e até hoje me fascino com o assunto. Para mim, programação é universo fantástico, até um pouco distante da nossa realidade.
ID 10064915 9 Motivos para Aprender a Programar
E eu acredito que existem diversos motivos pelos quais alguém deveria aprender a programar. Por isso, criei essa lista com 9 motivos pelos quais eu acredito que vale a pena aprender a programar.

1. Uma Ótima Carreira Profissional

A carreira profissional de programação é bastante interessante, já que o Brasil é ainda bastante carente na área. Cada vez mais as pessoas consomem tecnologia, principalmente conforme o acesso a internet e a aparelhos móveis crescem no país. E o Brasil precisa de programadores capazes de suprir essa demanda.
Por causa disso, o salário de programadores é bastante interessante, principalmente para bons programadores situados nas grandes cidades. Mas hoje, através da internet, é possível ter uma carreira profissional independentemente de onde você mora.
Se você quiser saber mais sobre a carreira profissional de programação, sugiro escutar oNerdcast – Profissão: Programador. Para quem não conhece, o Nerdcast é um arquivo de áudio lançado semanalmente onde o pessoal do Jovem Nerd e convidados discutem diversos assuntos.

2. Criar Coisas Fantásticas

Sabendo programar é possível criar softwares dos mais diversos tipos. Na verdade, um programador pode, potencialmente, trabalhar com qualquer tipo de software, seja desenvolvendo Apps para iOS e Android, softwares para Mac OS, Linux e Windows ou até mesmo trabalhar no desenvolvimento de sistemas para grandes empresas.
ID 10018578 9 Motivos para Aprender a Programar
Assim é possível criar softwares fantásticos em diversas áreas. Por exemplo, Mark Zuckenberg começou a trabalhar no Facebook enquanto estava na faculdade, Linus Torvals criou o Linux enquanto era estudante na Finlândia e o Angry Birds foi criado por uma empresa fundada em 2003 e já teve mais de 1 bilhão de downloads.
Ou seja, através da programação é possível criar coisas simplesmente incríveis. É claro que muitas vezes é necessário ter toda uma equipe trabalhando para criar um novo produto e que existem diversas dificuldades e problemas, mas saber programar é o que permite que tais coisas ganhem vida.

3. Poder Modificar o Que Já Existe

Os softwares livres trouxeram uma oportunidade incrível para os programadores. Qualquer pessoa pode baixar e alterar um software livre. Dessa forma é possível criar a partir do que os outros já criaram.
Assim você pode adicionar novas funcionalidades ao softwares, corrigir bugs que encontrar ou então fazer modificações nesses softwares. E, na maioria das vezes, existe toda uma comunidade de programadores por trás desses softwares que está disposta a ajudar nesses processos e que é bastante aberta a colaboração de outras pessoas.

4. Entender Melhor a Tecnologia

Programadores costumam entender melhor a tecnologia como um todo. Isso porque eles estão acostumados a entender tanto aspectos de software quanto de hardware, além das dificuldades em se realizar algumas tarefas.
Além disso, quem sabe programar normalmente consegue “prever” como as coisas funcionam. Assim, se for necessário consertar ou configurar alguma coisa, muitas vezes não é necessário pesquisar o assunto, basta usar a “intuição” adquirida com o passar do tempo.

5. Aprender a Resolver Problemas

Programar é resolver problemas. Se eu quero fazer um jogo como o Angry Birds, eu preciso resolver diversos problemas (usando programação) para ter o resultado desejado.
Eu preciso resolver o problema de como colocar as imagens na tela, como capturar os movimentos feitos pelo usuário, como fazer animações, como descobrir se um passarinho bateu em um porco, como tocar uma música e efeitos sonoros, etc…
ID 10069552 9 Motivos para Aprender a Programar
No final das contas, eu tenho um grande problema e quebro ele em problemas menores que precisam ser solucionados. E os programadores aprendem a transpor isso para a vida. Diversos problemas que encontramos na vida pode ser fragmentados em problemas menores e resolvidos com raciocínio lógico.

6. Desenvolver sua Imaginação

A programação é uma ferramenta de criação. E talvez seja uma ferramenta de criação totalmente diferente das outras que existem, já que não requer matéria prima além do conhecimento e o acesso a um computador.
Para fazer uma estátua de mármore ou um quadro, eu preciso de ferramentas e materiais caros que me permitam fazer esse trabalho, além do conhecimento de como fazer. Além disso, o processo de produção consome esses materiais e eu preciso comprar materiais novos para a próxima obra. Mas para criar um software, eu preciso apenas de um computador e conhecimento.
Você pode imaginar qual software ou qual App de celular ou site você quer fazer. E mesmo que você não chegue de fato a faze-lo, a programação permite que você imagine sem que aquilo seja impossível. Você pode imaginar um software e se achar que a ideia é boa, você pode programa-la e se você se empenhar poderá tirar esse software da sua imaginação e traze-lo para o mundo real.

7. Se Divertir

Para quem gosta, programar pode ser muito divertido. Muitos programadores conseguem passar horas seguidas programando, já que é uma atividade que mistura desafio com recompensa.
Várias partes da programação são grandes desafios, que nos faz pensar durante muito tempo e falhar diversas vezes. Mas conseguir passar por esses desafios é bastante recompensador.

8. Melhorar a comunicação com pessoas da área

Para aqueles que não são da área de programação, mas precisam trabalhar ao lado de programadores é muito útil saber programar. Para os empreendedores da área de software isso significa saber o que pode e o que não pode ser feito, além de permitir lidar melhor com a sua equipe.
ID 10072741 9 Motivos para Aprender a Programar
Mas existem várias outras profissões que precisam trabalhar com programadores. No começo do ano quando ministrei o curso de verão Introdução à Computação na USP, tive vários alunos de áreas da biologia que precisavam entender o que os programadores faziam para entender o andamento da pesquisa.

9. Deixar a Vida Mais Prática

Uma coisa extremamente útil de saber programar é poder agilizar diversos aspectos da sua vida.
Por exemplo, eu já mencionei o uso de Torrent para fazer downloads, o software Plexque permite assistir filmes e séries no Windows e no Mac Os e sobre como colocar legendas em vídeos baixados na internet.
Mas todo o processo de baixar filmes, colocar na pasta correta juntamente com a legenda pode ser bem chato, por isso eu criei um pequeno programa que faz tudo isso para mim. Ele automatiza todo esse processo e me faz perder menos tempo nesse processo.
E esse é apenas um pequeno exemplo de diversos softwares que criei na minha vida para resolver problemas do dia a dia.

Aprendendo a Programar

A Internet é um recurso inesgotável sobre como aprender a programar. É possível encontrar livros, videos, blogs e muitos outros recursos sobre o assunto.
Se você mora em São Paulo (ou próximo), o Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece anualmente um curso de verão de Introdução à Computação que é muito bom e bastante acessível.
Além disso, o Coursera oferece cursos gratuitos online (em inglês) relacionados à computação com professores de Stanford, Princeton e outras universidades.
E para aqueles que querem aprender a desenvolver para Android, o nosso parceiro Blog do Android publicou um artigo muito interessante intitulado Desenvolvimento para Android: Como Começar? que vale a pena ser lido.
Espero que esses itens acima ajudem a motivar os leitores do Mafagrafos a aprender a programar. E aproveito para perguntar para aqueles que já sabem programar:
Qual o décimo motivo para aprender a programar que você colocaria nessa lista?